quarta-feira, 4 de junho de 2025

Xangô na Umbanda: O Orixá da Justiça e do Fogo

 Na vasta teogonia da Umbanda, Pai Xangô se destaca como um dos Orixás ancestrais fundamentais. Conhecido como o Orixá da Justiça, sua energia primordial é o fogo, associado ao elemento ígneo.

Natureza e Domínios de Xangô

Xangô rege o campo vibratório ígneo. Seu fogo é universal e abrasador. Ele é frequentemente associado às pedreiras (quarries), que são consideradas um de seus campos de força preferenciais. Além disso, Xangô está ligado aos raios, elementos poderosos da natureza. O fogo de Xangô tem a função de aquecer os seres, tornando-os calorosos, ajuizados e sensatos.

Funções e Qualidades Divinas

Como Orixá da Justiça, Xangô é o aplicador da Lei. As fontes descrevem que ele pesa nossas ações, sejam elas boas ou más. A Justiça Divina é aplicada por ele, e quem demanda contra um semelhante pode estar demandando contra o próprio Senhor da Justiça Divina. Se a conduta de alguém o torna merecedor, Xangô está sempre disposto a ouvir, esclarecer e amparar. Buscar conhecer os mistérios de Xangô pode levar a agir com mais equilíbrio. Ele é descrito como sério e calado, mas aquele que mais gosta de "falar" sobre a Lei, envolvendo pacientemente aqueles que o procuram em seus fluidos energéticos equilibradores para esclarecê-los.

Polaridade e Relações com Outros Orixás

Xangô é considerado um dos sete Orixás básicos a partir dos quais ocorrem desdobramentos dos polos magnéticos, diferenciando um Orixá positivo de seu par magnético negativo. Neste contexto, Xangô, sendo ígneo, é frequentemente associado à Iansã, que é eólica (ar), como um par energo-magnético. Nesta dinâmica específica, Xangô é descrito como passivo, enquanto Iansã é ativa. O fogo de Xangô aquece, e o ar de Iansã pode abaixar a temperatura; Xangô irradia fogo, e Iansã, ao não fornecer ar, pode anular a irradiação ígnea. Se Xangô é ativado, o polo ativo Iansã fornece "oxigênio" para o fogo crescer. No entanto, se houver desequilíbrio, o polo Xangô se recolhe (retira o calor), e o polo negativo Iansã esfria o ser, paralisando-o, neutralizando-o ou anulando-o.

Outras fontes mencionam a polarização em linhas de força, onde Egunitá (fogo) e Ogum (ar) se polarizam para aplicar a Lei, e Xangô (fogo) e Iansã (ar) se polarizam para aplicar a Justiça. Fogo e ar, Justiça e Lei não são antagônicos, mas complementares. O fogo energiza o ar com seu calor, e o ar expande o fogo ou o faz refluir.

Manifestações e Linhas de Trabalho

Xangô rege diversas linhas de trabalhos espirituais na Umbanda, que incluem Caboclos e Exus. Os Caboclos são regidos pelo mistério Oxóssi, mas trabalham na irradiação de todos os Orixás. Exemplos de entidades ligadas a Xangô incluem:

  • Caboclo Serra Negra: Atua nos campos de Mãe Oiá.
  • Linha de Caboclos Sete-Montanhas: Regidos por Xangô.
  • Linha de Caboclos do Fogo: Formada por "magos do fogo", que atuam na irradiação de Pai Xangô. Essa linha está ligada ao Trono da Justiça Divina.
  • Exu Tranca-Fogo: Ligado a Xangô, é um gerador do fator "trancador" que, ao irradiar, tranca algo.

Rituais e Consagrações na Irradiação de Xangô

Para entrar nos domínios de Xangô visando consagrações, o procedimento ritualístico descrito inclui ajoelhar-se, bater palmas (3x3), pedir licença para entrar em seus domínios, cruzar o solo à frente e tocar o solo com a testa. Em seguida, ainda ajoelhado, deve-se avançar de joelhos sete "passos" para a frente com a perna direita, e após o sétimo passo, cruzar novamente o solo à frente e encostar a testa nele, saudando e pedindo bênção e licença para abrir o círculo consagratório e movimentar-se livremente. Para sair, procede-se da mesma maneira, mas em sentido inverso.

Ao consagrar objetos na irradiação de Xangô, após firmar o círculo, deve-se pegar o objeto com as mãos unidas em concha e apresentá-lo ao alto, embaixo, à direita e à esquerda do Orixá, pedindo licença. Também se apresenta o objeto ao Tempo, elevando-o acima da cabeça e dando um giro horário e outro anti-horário sobre si mesmo. Após a consagração, o objeto deve ser reapresentado da mesma forma.

Existem diferentes tipos de consagrações a Xangô associadas a elementos ou locais:

  • No ar (em uma pedreira): Firmar um círculo de sete velas vermelhas acesas sobre uma pedra-mesa, colocar tecido branco no centro, apresentar o objeto, banhá-lo com cerveja preta, colocá-lo sobre o tecido, fazer a oração consagratória, esperar de 15 a 25 minutos, banhá-lo com água mineral radioativa, enxugá-lo, reapresentá-lo, envolvê-lo em tecido vermelho e retirar-se. Derramar álcool ao redor da pedra-mesa e atear fogo também faz parte.
  • Na terra (em solo arenoso): Cavar um buraco, firmar círculo de sete velas vermelhas ao redor, apresentar objeto, banhá-lo com cerveja preta, envolvê-lo em tecido vermelho, colocá-lo no buraco, cobrir com terra, derramar álcool sobre a terra e acender, fazer oração, esperar 15-25 min, desenterrar, banhar com água mineral radioativa, enxugar, reapresentar, envolver em tecido vermelho e retirar-se.
  • No cristal (em uma pedreira): Círculo de sete velas vermelhas acesas sobre pedra-mesa, tecido branco e sal grosso no centro, apresentar objeto, banhá-lo com cerveja preta e colocar sobre o sal grosso, cobrir com tecido vermelho, fazer oração, esperar 15-25 min, banhar com água mineral radioativa, enxugar, reapresentar, envolver em tecido vermelho e retirar-se. Álcool ao redor da pedra-mesa e fogo também são usados.
  • No mineral (em uma pedreira): Círculo de sete velas vermelhas acesas sobre pedra-mesa, bacia revestida de ágata no círculo, água mineral radioativa na bacia, apresentar objeto, banhá-lo com cerveja preta, colocá-lo na bacia com água, fazer oração, esperar 5-25 min, retirar, banhar com água mineral radioativa, enxugar, reapresentar, envolver em tecido vermelho e retirar-se.
  • No vegetal (em uma pedreira): Círculo com sete velas vermelhas acesas sobre pedra-mesa.

Uma purificação na irradiação de Xangô pode envolver a pessoa em um círculo mágico formado por um colar, acender uma vela vermelha entre seus pés e evocar Xangô para purificação e recolhimento de demandas.

Ao realizar consagrações a qualquer Orixá, o procedimento correto é oferendá-lo antes de abrir o círculo consagratório e pedir licença.

Orixá Regente Planetário e os Sete Orixás Essenciais

Xangô é um dos sete Orixás Essenciais nos quais o Orixá Regente Planetário individualiza-se e projeta-se energeticamente, magneticamente e vibratoriamente, criando sete linhas de força bipolarizadas. A classificação das sete linhas de Umbanda, regidas por Orixás, é um ponto central na compreensão da religião. Embora haja diferentes classificações históricas, a codificação apresentada nas fontes lista sete linhas bipolarizadas, com Orixás positivos e negativos. Na linha ígnea, Xangô é o Orixá positivo, e Iansã é o Orixá negativo. Egunitá também é mencionada como uma Orixá ígnea, de magnetismo negativo, com fogo cósmico e consumidor.

Compreender Xangô, o Orixá da Justiça e do Fogo, é fundamental para os umbandistas, pois ele representa o equilíbrio da Lei Divina em nossas vidas.

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